sexta-feira, 8 de novembro de 2013

TOP5 - Trilhas Sonoras

Nova coluna do blog.

A TOP5 será sempre escrita por um convidado que apontará cinco favoritos em determinada área ligada ao cinema ou à outra esfera dos ambientes artístico e cultural. E quem inaugura a coluna é Ana Carolina Grether, colaboradora assídua do The Tramps, com suas trilhas sonoras de cinema prediletas. Confira.

__________________________________________________



1- Um Lugar Chamado Notting Hill (Notting Hill, 1999)
Um dos melhores dramas/comédias britânicos, com uma trilha bastante especial. Algumas canções nos remetem até hoje aos personagens também bastante carismáticos que funcionaram muito bem juntos no cinema. Quem não se lembra de Anna e Will, Julia Roberts e Hugh Grant?



2- A Primeira Noite De Um Homem ( The Graduate, 1967)
Dustin Hoffman teve sua carreira marcada por essa maravilha de filme que passou a ser base para muitas outras produções que surgiram depois com a mesma temática. The Sound Of Silence e Mrs. Robinson se tornaram sucesso nas vozes de Simon & Garfunkel, que tiveram seus hits lançados em The Graduate.


3- Hair (Hair, 1979)
Um grupo de hippies nativos da Era de Aquário luta contra o alistamento militar para o Vietnã em Hair. Dirigido por Milos Forman, rico em elementos visuais e musicais, repleto de signos políticos, ideológicos e sociais, o filme tem uma das melhores trilhas sonoras do cinema. Suas músicas viraram hits e algumas estiveram na Billboard por muito tempo.


4- Os Embalos de Sábado À Noite Continuam (Staying Alive, 1983)
Pra mim, a melhor trilha de todas, melhor ainda do que a primeira dessa sequência de filmes. Recheada de boas músicas, algumas mais óbvias por terem sido mais tocadas, no entanto escolho Moody Girl do Frank Stallone, que interpretou outras do mesmo gênero.



5- Pulp Fiction, Tempos De Violência (Pulp Fiction, 1994)
Conhecido pela excelência da trilha sonora, estilizado, caracterizado por sua violência gráfica, típica dos filmes de Tarantino. Com uma narrativa nada linear, diálogos loucos, engraçados e cruéis. Possuidor de marcantes personagens que nunca mais fizeram algo parecido, Pulp Fiction deixou sua marca indelével tanto com relação ao roteiro, quanto no que diz respeito à trilha impecável.

SON OF A PREACHER MAN - Dusty Springfield

5 comentários:

  1. Muito obrigado, Carol, por estrear a coluna nova aqui no blog.

    Todas as trilhas que escolheu, bem como as músicas destacadas, são mesmo muito boas, das melhores.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Difícil escolher somente cinco trilhas rs!!
    Ótima ideia sua. beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  3. Excelente Carol! Fugiu ao óbvio e escolheu músicas maravilhosas :D

    ResponderExcluir
  4. Participação muito interessante Carol! Estas músicas, em especial;
    SON OF A PREACHER MAN - Dusty Springfield, me faz visitar as sensações de calor, frio ... emoção... Uma proposta radical, eletrizante para a VIDA que se dobra estasiada...
    A expressão do Travolta , por cima (infame trocadilho) e na direção é tudo de bom!
    Valeu!



    ResponderExcluir
  5. Nossa, muito bom.
    Realmente, difícil é escolher perante tantas opções.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir