domingo, 6 de abril de 2014

CINEMA A DOIS | ANDREA ARNOLD – Aquário (2009)


A dura passagem da adolescência à vida adulta de Mia (Katie Jarvis) se dá num cenário nada atraente, mediado pelo olhar pessimista de Andrea Arnold. Um amor impossível, incestuoso e até certo ponto não correspondido, apenas reafirma a frustração da moça que a todo o momento se depara com as impossibilidades e amarguras da vida.

A diretora não poupa nada nem ninguém nesse panorama severo, escuro, não muito diferente de Marcas da Vida, seu filme anterior.

A trilha de Aquário é um de seus pontos altos, uma vez que as músicas marcam o desenrolar do drama pontualmente. Seja quando a protagonista está dançando, sonhando, sofrendo, California Dreamin a representa, pela letra que fala de um sonho, um sonho pessimista, mas um sonho.
__________________________________________

Em Aquário, segundo filme da diretora Andrea Arnold, partimos da imagem quadrada, inusitada perante a tela larga hegemônica e de hábito, como espaço delimitador. Tal aspecto, mais do que recurso puramente visual, procura denotar o aprisionamento dos personagens centrais, moradores da periferia inglesa, sobretudo Mia, a adolescente irritadiça e explosiva que se enreda pelo namorado da mãe, mais por ele representar, a principio, algo de bom no seu cotidiano viciado de agressões verbais, do que propriamente por tesão e/ou carinho.

As saídas para Mia parecem bloqueadas, como se o curso normal de sua vida fosse repetir a miséria da mãe e continuar patinando na mediocridade. Ao longo da trama, todo e qualquer elemento que momentaneamente abranda seus infortúnios, como o já citado namorado da mãe e a audição de dança para a qual é aceita, se mostra infelizmente enganoso ao ponto de corroborar com sua desgraça. Mia vai tomar atitudes condenáveis, quase cruzando irremediavelmente certos limites morais, mas em momento algum se dá ao nosso julgamento. A menina que se expressa por meio da dança cresce ao entender a falibilidade alheia e, por consequência, a própria fragilidade.

Por Ana Carolina Grether e Marcelo Müller

2 comentários:

  1. Marcelo, gostei demais de rever esse filme e de escrever aqui pro Cinema a dois,compondo seu texto!
    O próximo acho que vai ser melhor =).
    bjs

    ResponderExcluir